Estudo Bíblico - Família - 1

Estudo Bíblico - Família - 1

  • 05 Agosto, 2019
  • NTPE
  • 0 comentário(s)
Ótimo, *chegou a hora de estudar a Bíblia conosco da rádio novo tempo pernambuco!* 📖 radiontpe.com.br
Diversos aplicativos também transmitem nossa programação!

Se pudéssemos escolher uma foto oficial para representar *uma família contemporânea*, como seria essa fotografia? Certamente não seria possível escolher uma única fotografia e sim muitas que retratassem *diferentes características das famílias atuais*. Não é preciso muito esforço para perceber que *nossa sociedade vai de mal a pior*. Todos os dias os noticiários se encarregam de nos informar a situação moral de nosso mundo decadente.

*Por que a sociedade está assim? Certamente porque as famílias estão em decadência*. Aquela que é a *“célula mãe da sociedade”* está com sinais visíveis de *falência e deterioração, vítima do câncer da maldade*.


*1) Como a Bíblia descreve o quadro da atual sociedade? (2 Timóteo 3:1-4)*

“Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;” *2 Timóteo 3:1–4*

*a.* Os homens seriam egoístas, avarentos e arrogantes
*b.* Os homens seriam desobedientes aos pais
*c.* Os homens seriam mais amigos dos prazeres que amigos de Deus
*d.* Todas as alternativas estão corretas


É interessante notarmos que, no texto bíblico acima, o apóstolo Paulo relatou *dezoito características da sociedade nos últimos dias*. A maioria delas está relacionada *à família e à falta de amor*. Hoje vemos filhos que mandam matar os pais, pais que abusam de seus filhos, maridos que violentam suas esposas e todo tipo de problema *dentro da própria casa*. *A família* é a instituição que deveria nos *ensinar* os princípios básicos da *ética, do respeito, dos relacionamentos e do amor*, mas infelizmente o centro de todo o problema está nas *relações familiares*.


*2) Qual é a origem dos problemas humanos? (Jeremias 17:9)*

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” *Jeremias 17:9*

*a.* A política
*b.* A falta de dinheiro
*c.* O coração do ser humano que é enganoso, corrupto e inclinado para o mal
*d.* Nenhuma das alternativas



*Você já parou para pensar por que as famílias estão em decadência?* Jeremias 17:9 responde que o problema do ser humano é o *próprio ser humano*. A Bíblia diz que nosso *coração é enganoso, corrupto e completamente inclinado para o mal* (Salmo 51:5; Romanos 3:10-12). Vivemos na era da viralização do mal e *as famílias têm sido infectadas*. As pessoas têm se *afastado tanto de Deus* que as famílias têm ficado expostas às *avalanches da maldade*. Portanto, a princípio, não são as famílias que estão em crise. *É o ser humano*. A reforma da família deve começar com uma pessoa. Depois com outra. E assim por diante. O nosso pedido a Deus, hoje, deve ser: *“Senhor, cure as famílias, mas comece essa obra em mim”.*


*3) Que previsão fez Jesus acerca dos relacionamentos nos últimos dias? (Mateus 24:12)*

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” *Mateus 24:12*

*a.* A humanidade se unirá e celebrará o amor
*b.* O amor de quase todos se esfriará
*c.* Todos os tipos de relações sexuais estarão liberados
*d.* Não haverá maldade, mas sim paz mundial


Quando vemos uma criança sendo jogada pela janela de um prédio, filhos que matam os pais por causa de herança e pais embriagados que batem nos filhos, só nos resta concluir que *a profecia de Cristo atingiu o seu clímax*. *Vivemos mendigando amor pelas ruas e semáforos da vida*. Madre Teresa de Calcutá disse: *“A falta de amor é a maior de todas as pobrezas”*. Mas não precisa ser assim. O apóstolo João escreveu: “Amados, *amemo-nos* uns aos outros, porque o amor *procede de Deus*; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. *Aquele que não ama não conhece a Deus*, pois *Deus é amor*” (1 João 4:7–8). *Portanto, podemos ser ricos em amor se buscarmos Aquele que é a fonte do amor e decidirmos amar como Ele nos amou.*


*4) Que importância a Bíblia dá ao casamento? (Hebreus 13:4)*

“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros” *Hebreus 13:4*

*a.* O casamento é digno de honra
*b.* O casamento está fora de moda
*c.* O casamento serve apenas para os cristãos
*d.* O casamento não está restrito às leis de pureza


Algumas pessoas realmente veem o casamento como um *filme de terror*. As estatísticas parecem *apoiar essa ideia*. Entretanto, na *contramão* das modernas estatísticas, *a Bíblia* permanece firme no propósito de exaltar o casamento como *instituição sagrada e “digna de honra”*. *Deus, o Criador do casamento, é o maior incentivador dele*. O próprio Cristo, quando esteve na Terra, iniciou Seu ministério em uma *cerimônia de casamento* e com isso Ele reafirmou o *valor dessa instituição sagrada*. Ao transformar a água em vinho, Ele demonstrou que *tem poder para mudar qualquer situação familiar desfavorável* (João 2:1-12).


*5) Que conceito interessante Jesus apresentou a respeito da unidade familiar? (Mateus 12:25)*

“Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá” *Mateus 12:25*

*a.* A desunião familiar é algo normal e deve ser respeitada
*b.* Jesus não valorizou a unidade familiar
*c.* Toda casa dividida contra si mesma não subsistirá
*d.* Nenhuma das alternativas


Infelizmente, a *falta de unidade e foco* tem destruído muitos lares. Para algumas famílias, até as escolhas mais simples do dia a dia geram discussões infindáveis. Jesus disse que *uma casa dividida* dificilmente permanecerá em pé. *Uma família deve buscar sabedoria de Deus para contornar os desafios que a vida impõe, visando sempre à cooperação e à unidade*. Lembremos que nunca devemos permitir que um problema a ser resolvido se torne mais importante do que uma pessoa *a ser amada*.


*6) Que escolha urgente as famílias precisam fazer? (Josué 24:15)*

“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” *Josué 24:15*

*a.* Servir aos deuses dos amorreus
*b.* Servir ao Senhor
*c.* Seguir um estilo de vida sem Deus
*d.* Nenhuma das alternativas


Uma família é construída à base de *escolhas*. Escolha do cônjuge, da casa, do carro, dos móveis, da quantidade de filhos etc. Todas essas decisões são importantes e precisam ser tomadas com *sabedoria e responsabilidade*. Mas sabe qual é a *principal* escolha? É a de *colocar Deus no centro da vida no lar*. Sem a presença do *Criador da Família*, o sistema familiar fica *incompleto e destinado ao fracasso*. Muitas vezes, *o casamento ou a família parece um enigma sem solução, um labirinto no qual as pessoas se sentem perdidas*. É por isso que precisamos de alguém *mais sábio e forte* do que nós – *Jesus Cristo* – que nos manterá numa *base segura* em meio às turbulências da vida. Que a sua resposta ao Senhor seja a mesma de Josué: *“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.*


*Na prática*

Hoje temos duas atividades bem simples para você melhorar o ambiente em casa. Acompanhe abaixo:

a) Pegue alguns álbuns de fotos (ou veja as do celular mesmo) dos eventos importantes da sua vida, como o seu casamento, passeios em família, etc. *Passe um tempo* relembrando os bons momentos em família. Pense no que faz sua família ou casamento ser especial para você.

b) Escreva um bilhete apaixonado para o seu cônjuge ou alguém especial da sua família. Talvez faça tempo que você não demonstrou o seu amor ou gratidão para essa pessoa. Torne esse dia *comum* em algo *especial!*


Decisão:
Desejo ser uma pessoa melhor, mais amável, compreensiva e buscarei o auxílio do Senhor para me ajudar nos desafios familiares. “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

*a.* Sim
*b.* Não


*Parabéns pelo compromisso que você acabou de fazer com Deus e com Sua Palavra.*

Oramos para que você consiga honrá-lo sempre, mas se por alguma razão você tropeçar, não se desespere, levante e siga adiante, Ele lhe perdoará e lhe dará forças para prosseguir! 😉

0 comentário(s)

Seu nome:
Seu comentário: